Criando uma Casa1/2[3D Game Builder]

Ir em baixo

Tutorial Criando uma Casa1/2[3D Game Builder]

Mensagem  xandy1608 em Ter Mar 06, 2012 5:31 pm

Nesse tuto irei ensinar a criar uma casa
Para começar crie um novo projeto do tipo “Dynamic Câmera Game” e selecione MD3 como formato do ator principal, após adicionar o primeiro mapa ao projeto, vamos cria um Heightmap mapa o nosso terreno, um Heightmap consiste em uma superfície 3D formada a partir de uma imagem 2D, esta imagem é constituída por tons de cinza e a variação de cor é usada para a formação da superfície, onde tons claros representam os locais de maior elevação e os escuros os de menor elevação. Para criar um Heightmap pode ser utilizando o “Photoshop” ou outra ferramenta de edição de imagens. Para criar o Heightmap no Photoshop crie uma nova imagem com o tamanho de 512 x 512, em seguida selecione como cor primária a cor preta e como cor secundaria a cor branca e aplique o efeito “Difference Clouds”, caso não tenha gostado do resultado aplique o efeito novamente, é importante que exista uma área de tamanho razoável na mesma cor, este local será plano e poderemos criar a casa, em seguida aplique duas ou três vezes o efeito “Blur More” para diminuir a variação brusca de tonalidades. Ou caso deseje criar um terreno especifico desenhe-o manualmente para obter um melhor resultado. A minha imagem do heightmap ficou assim:

Após concluir a imagem, não a salve diretamente pelo Photoshop, copie-a e crie uma nova imagem no Paint e cole-a nesta imagem, em seguida salve a imagem no formato Bitmap (BMP). Isto foi feito porque o 3D Game Builder não interpreta corretamente as imagens salvas pelo Photoshop.

Agora volte ao 3D Game Bulder e acesse o menu “Banco de Dados -> Heightmaps”, crie um novo heightmap e chame-o de “Mapa”, selecione a imagem que criamos, mude a propriedade “Infinite Warp” para “False” e selecione o material “Grass” como textura. Para finalizar salve o heightmap criado. Caso queira um terreno com um grau de realismo maior você pode utilizar a ferramenta "Terrain Texture Builder", com ele é possível criar uma textura para um determinado terreno, definindo como será o terreno em determinadas elevações e depressões, o que ajuda a dar um maior grau de realismo.

Agora volte a edição do mapa e adicione o heightmap que acabamos de criar no mapa, posicione-o para que a área que deixamos plana fique no centro do mapa, será ali que criaremos a casa de dois andares.

Para criarmos a casa vamos utilizar os objetos do próprio 3D Game Builder, mas também seria possível modelá-la em outra ferramenta de modelagem como o 3D Studio Max ou o Blender.

Primeiramente crie uma fonte de luz para o ambiente, para saber como criar esta fonte consulte os tutoriais anteriores, em seguida adicione um objeto do tipo “Cubo” da paleta “Basic Geometry” ao mapa na região plana do heightmap que criamos anteriormente, este será o chão do primeiro andar da casa, altere a propriedade “Scale” dele para X = 20 Y = 0,1 e Z = 20 e a propriedade “Position” para Y = 0 posicione o objeto do tipo heightmap no eixo Y próximo a ele, em seguida clique com botão direito do mouse sobre o cubo que acabamos de adicionar e selecione a opção “Copiar” em seguida clique novamente com o botão direito do mouse e selecione a opção “Colar”, a copia do objeto aparecera sobre o objeto anterior, mas você não simplesmente fez uma copia do objeto, você criou um objeto por referencia, isto significa que a copia não ira ocupar espaço em memória, será apenas um ponteiro para o objeto que ele referencia, porém não é possível alterar algumas propriedades deste objeto como, por exemplo, a textura, mas a textura que for aplicada ao objeto que deu origem será aplicada também ao objeto ponteiro, como os dois objeto representarão o chão, um do primeiro andar e o outro do segundo, então não termos problemas, e deixaremos o programa mais rápido.

Em seguida selecione a copia do objeto, você não o verá, mas ele está sobre o objeto copiado, então selecione o objeto anterior que a copia será selecionada, e altere a propriedade “Position” dele para Y = 4. Faça mais uma copia do mesmo objeto repetindo o processo anterior, selecione a outra copia e altere a propriedade “Position” dele para Y = 8. O seu mapa deve estar parecido com este:

Agora vamos criar as paredes internas para a casa, vamos dividi-la em dois cômodos para cada andar, para isso adicione um novo objeto do tipo “Cubo” ao mapa, altere a propriedade “Scale” dele para X = 20 Y = 4 e Z = 0,1, posicione-o no meio do primeiro andar, como uma parede divisora, faça uma copia deste objeto e cole-a, em seguida posicione esta copia no andar de cima, também como uma parede divisora. Para entender melhor como fazer isto veja como ficou o exemplo:

Agora ainda temos que adicionar as paredes externas da casa, o processo é o mesmo que acabamos de fazer com as paredes internas, vamos até copiar a mesma parede que usamos internamente e colocarmos elas em volta da casa. Copie a parede interna e adicione em volta de toda a casa, tanto no andar superior como no andar inferior. É aconselhável fazer a movimentação do objeto diretamente nas propriedades dele para ter um grau de precisão maior. No final a casa deve estar parecida com esta:

Eu deixei um dos lados sem parede para termos uma melhor visão do interior, mas também irei adicionar as paredes deste lado. Ainda será necessário alterar um pouco a estrutura da casa para adicionarmos as postas, janelas, escada e o elevador.

Agora vamos criar as portas, a escada e um elevador para a casa, primeiramente vamos mudar a estrutura da casa para que possamos adicionar as portas, janelas e o elevador, começaremos pelas portas, selecione uma das paredes do lado de baixo, altere a propriedade “Scale” dela para X=15, os outros valores podem ser mantidos, em seguida posicione-a para o canto esquerdo até que ela fecha completamente a parede do lado esquerdo, você entenderá melhor vendo como ficou a imagem a seguir, agora faça uma copia desta parede e cole-a novamente no mapa, ou então adicione outro cubo a cenário, altere as propriedades “Scale” dela para X=2,5 e mantenha as outras propriedades iguais à parede anterior, movimente a totalmente para o canto direito da casa para completar o outro canto da parede, você já poderá ver onde será a porta principal, mas ainda copie novamente esta parede, cole ela no mapa e altere as propriedades “Scale” dela para X=2,39 e Y=0,9, e posicione-a na parte superior do buraco da porta. O resultado deve ter ficado parecido com este:

Bom a part. 1 fica por aqui na part 2 do tuto iremos criar dentro da casa Okey
Fonte:Eternix
avatar
xandy1608
ADMIN
ADMIN

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/02/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum